domingo, 8 de janeiro de 2017

O TRIATLO

O Triatlo é uma modalidade complexa que exige muita disciplina e uma técnica bastante sofisticada. Foi criado na Califórnia, em meados da década de 1970, como alternativa aos treinos de corrida, visando melhorar o condicionamento físico dos corredores através da prática de outras modalidades. 
O que era apenas uma variação de treinamento acabou se tornando uma modalidade própria, que reúne três esportes diferentes, com percursos de 1,5 km de Natação, 40 km de Ciclismo e 10 km de Corrida. A partir dos jogos de Sydney, no ano 2000, o Triatlo passou a fazer parte do programa oficial das Olimpíadas.
O resultado da prova é obtido pela contagem do tempo dos 3 percursos em uma única prova, ao contrário de outras modalidades agregadas, como o Pentatlo, o Heptatlo e o Decatlo, onde o resultado é a soma de pontos das provas disputadas separadamente.
Há variações do triatlo com percursos mais extensos, assim como existem também algumas versões simplificadas, como o Sprint ou Triatlo Rápido, com a metade do percurso em relação ao padrão olímpico. Há também outras versões reduzidas, como o Aquatlo (Natação e Corrida) e o Duatlo (Corrida e Ciclismo).
E para desafiar ainda mais a resistência, um grupo de triatletas do Havaí inventou uma modalidade ultrarradical, a famosa prova do Ironman, com percursos de 3,8 km de Natação, 180 km de Ciclismo e 42 km de Corrida, onde a capacidade física do atleta é levada ao limite extremo.