É ISSO AÍ, BICHO!

O escritor, jornalista e militante político George Orwell nasceu na Inglaterra no início do século passado e lutou ao lado dos republicanos e socialistas durante a guerra civil espanhola. Mais tarde, desencantado com a política totalitária do regime stalinista, publicou uma paródia sobre as mazelas do rumo que o processo revolucionário comunista havia tomado, no seu famoso livro “A Revolução dos Bichos” (Animal Farm, 1942).
Nos dias de hoje, com o advento das grandes tragédias ambientais, diante do desafio que a questão ecológica impõe a toda a humanidade, o livro de Orwell tornou-se muito mais profético do que ele próprio poderia imaginar. Muito além do enredo da sua história, parece que os bichos da vida real já começaram a perceber que a única saída para solucionar o caos ecológico é eliminar os humanos da face da Terra, antes que todos os outros animais sejam extintos.
Alguns bichos, porém, talvez por ingenuidade, ainda acreditam na raça humana e estão dispostos a colaborar com a tentativa de salvação do planeta. É o caso, por exemplo, do cachorro chinês Ching Ling, um golden retriever que resolveu virar lixeiro e toda manhã sai limpando as ruas da cidade de Changchun, na província de Jilin.
O cão-gari virou estrela na internet depois que foi fotografado durante um passeio com o seu dono, o senhor Xu Ming. Enquanto trabalha em um frenético zigue-zague, Ching Ling sempre volta os olhos para o seu dono, em busca de aprovação.
– Além de maníaco por limpeza, Ching Ling é muito inteligente e dócil. Decidi que usaria parte do meu tempo livre para ensiná-lo a fazer algo especial – explica
 Xu Ming, bastante orgulhoso do seu cão.
Depois que adquiriu esse incrível talento para varrer, Ching Ling ganhou uma pequena vassoura para sair varrendo por aí e deixar tudo bem limpo, demonstrando um espírito de colaboração que deve inspirar a todos os seres humanos.